<$BlogRSDUrl$>

domingo, julho 20, 2008

CLOSET



11




Segunda é dia de convenção. As funcionárias se reúnem na porta do prédio onde um ônibus vai pegá-las para levar a um desses hotéis resorts onde empresas fazem workshops. Está frio. Melissa esquenta as mãos num copo de café. Ali está ao seu lado.
- Você estea com olheiras.
- Dormindo mal.
- Quer corretivo?
- Não, obrigada.
- Uma moça não deve andar por aí com essa cara.
- Eu tenho alergia.
- Hm. Tá preocupada?
- Não.
- Por que não dorme?
- Ah, tenho tido uns sonhos estranhos.
- Pesadelos?
Melissa pondera.
- Não exatamente.
- Então o que?
Pondera de novo.
- Pesadelos mesmo.
- Toma água de Melissa.
Ali pensa um segundo e cai na risada.
- Água de você mesma!
Riem juntas. O ônibus chega. Na viagem de duas horas Ali dorme e cai no colo de Melissa. Ela deixa. Quando a outra acorda finge estar dormindo pra evitar constrangimentos. Mas sente que está sendo olhada. Os olhos de Ali têm mãos.
No hotel, depois do ritual de fechar os olhos e se deixar cair de costas nos braços das colegas, Glen Closet introduz o primeiro exercício do treinamento.
- Muito bem meninas, agora vamos a uma simulação de autoridade. A situação é a seguinte: você está numa reunião com um possível cliente. Em uma frase, você tem que convencê-lo a trabalhar com a nossa empresa. Qual é essa frase? Quem começa? Melissa?
Melissa levanta, alisa a roupa, braços ao lado do corpo, estufa o peito e com um ar de segurança diz:
- Senhor Shimizu, eu sou formada em direito com duplo A em Cambridge e tenho PHD em relações internacionais em Harvard, por isso fui aceita na respeitada Closet & Closet Associadas. Adoraríamos poder ajudá-lo.
- Muito arrogante, não.
- Sr. Shimizu, o seu caso é apaixonante e adoraríamos desenvolvê-lo em parceria.
- Muito emocional.
- Sr. Shimizu, sua empresa tem potencial para adquirir o valor líquido de bilhões em fusões baseado num investimento de 3% deste valor em desenvolvimento de marca...
- Não, não. Naty?
- Sr. Shimizu, meu marido disse que eu sou uma boa advogada. E ele é formado em Cambridge.
- Ótimo, mas foram duas frases. Paty?
- Eu fui aluna do renomado Professor Bruce Norris e ele sempre me deu notas acima da média.
- Perfeito. Katy?
- Katy debruça sobre a mesa, dois botões da camisa abertos.
- Gostou do meu pingente de jade, Sr. Shimizu?
- Brilhante. Ali?
Ali parece apavorada. Olha pra Melissa, gagueja.
- Eu tenho duplo A em Cambridge...
Silêncio.
- ... Na classe do Professor Johann Pussysmasher.
- Muito bem.
Melissa olha pra Ali. Ali não olha de volta.


xxx


A tarde fora longa. "Homens a citar", "Concordância Passivo-agressiva", "O que você merece" foram algumas das enriquecedoras palestras. A noite drinks e petiscos na piscina. As garotas se espalhavam numa longa mesa e derrubavam todo o gim do estado. Estava até divertido, leve, um festival de bobagens. Ali diz:
- Posso tocar suas mãos?
O som não mudou, os pescoços não viraram mas todas as órbitas oculares olharam pra elas. Melissa estende a mão. Ali toca como se estivesse reconhecendo uma forma nova da natureza.
- Eu estou apaixonada por você.
- Hahaha.
- Casa comigo?
- Eu não posso te dar filhos.
- Tudo bem.
Melissa está nervosa com a situação, sem saber se Ali fala sério ou não. Por via das dúvidas, faz um teatro de piada.
- Hahaha.
- É verdade.
- Ali.
- Tô apaixonada. Fico pensando o tempo todo como você é sofisticada, inteligente, independente, bonita
- Pára.
- Eu sei.
Tudo isso sem largar a mão. Mas Melissa finalmente encontra uma desculpa pra tirar. Se serve de água. Ali não desiste.s
- Me dá sua mão de novo.
Tentando disfarçar Melissa toca na mão de Ali, tira rápido e ri. Ali fica séria.
- Como era sua namorada?
- A última?
- É.
- Um pouco mais alta que eu. Mesma idade. Mais informal. Às vezes parecia um rapaz.
- Você gosta assim?
- Mulheres?
- É. Que pareçam rapazes?
- Em geral sim.
- Você gosta de se sentir a mulher, a namorada?
- É, acho que sim.
- A esposa?
- Pode ser.
- Por que não deu certo?
- Não sei. Talvez eu seja esposa demais. Talvez não seja o suficiente. Talvez não tenha nada a ver com isso e seja só o tempo.
- Você gosta de mim?
- Como assim, Ali?
- Gosta?
- Gosto, ué, você é uma pessoa legal.
- E casada...
- Heterossexual.
Acaba o assunto.


...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?