<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, novembro 07, 2008

CLOSET

38




Ali olha de um sorriso pro outro sem entender. Roberta nunca fala nada mesmo. Glen se delicia um pouco na confusão da outra antes de explicar.

- Você, Ali, todas vocês, estão aqui por uma razão.
- Claro. Por que somos boas advogadas, recomendadaS por professores respeitados, com boas notas em boas faculdades.
- Também.
- Também?

Em lugar de falar Glen só concorda com a cabeça. Roberta se reacomoda na poltrona. E com sua voz grave emite algumas das poucas palavras que já se ouviu dela.

- Eu vi primeiro.
- O que?
- Você está aqui por minha causa.
- Eu estou aqui por recomendação da Professora Joyce Gillian Davis, ela me deu uma carta e eu vim pessoalmente trazer meu currículo.
- Professora Joyce é uma grande amiga.
- Você pediu que ela me recomendasse?
- Não que você não fosse qualificada...
- Puta merda...

Ali levanta puta e sai da sala. Depois de meio minuto ela volta furiosa.

- E por que diabos você fez isso? Manipular minha carreira assim?
- Você não queria trabalhar aqui?

Ali ameaça mas não fala, só consegue sacudir a cabeça desesperada. Glen ajuda.

- A Closet é uma firma reconhecida, uma das melhores do mundo, não é que seu currículo esteja manchado agora.
- Mas eu estou sendo demitida!
- Você ainda não entendeu, né?
- Ah não entendi mesmo.

Ali põe as mãos na cintura, um gesto que sempre deixa Roberta um pouco irritada. Pra não perder a paciência ela acende um cigarro de cravo. Na primeira baforada Glen vomita no balde de lixo. Pega na gaveta uma mini-embalagem de Listerine, bochecha e cospe no balde. Roberta apaga o cigarro contrariada.

- Como eu estava tentando dizer, eu vi você e tive certeza que era perfeita pra trabalhar aqui.
- Teve certeza como?
- Eu estava dando... Uma palestra na sua faculdade e você fez perguntas muito inteligentes.

Ali tenta lembrar.

- Sem em nenhum momento tirar os olhos do decote da minha assistente.

Ali de repente lembra mas decide fingir que não. Só que fica vermelho gabriela.

- Não sei do que você tá falando.

Ali cruza os braços, gesto que irrita Roberta. Ela acende um charuto dessa vez pra se controlar. Glen repete o momento bulimia-lixo-listerine.

- Segui você depois. Você foi assistir ao jogo de futebol dos rapazes.
- E?
- Todas as garotas do campus babando no time dos sem camisa.
- E?
- E você lendo Anais Nin na arquibancada.

Ali lembra de tudo. Mas o que tem de errado em ler Anais Nin na arquibancada de um jogo de futebol, ela nem gostava de futebol?

- E o que tem de errado em ler Anais Nin na arquibancada de um jogo de futebol, eu nem gosto de futebol?
- Dois dias depois eu voltei ao campus e você estava jogando futebol...
- Você não empregou as outras garotas que estavam jogando.
- E você corre, dribla, faz embaixada, mata no peito, entra na dividida, cai no chão, levanta com a cara suja de grama e nem limpa, chuta da perna ir quase na testa e na hora de voltar pra defesa caminha com as pernas abertas.

Ali não acredita no que está ouvindo.

- Cospe no chão.

Glen solta uma risada. Ali sai da sala de novo puta.

E volta trinta segundos depois.

- Olha, eu não tenho a menor idéia do que vocês estão falando.
- No vestiário todo mundo tomava banho de porta aberta e você não, depois se vestiu debaixo da toalha sem tirar os olhos dos azulejos do piso.
- Que diabos isso tem a ver?
- Você estava cantarolando aquela música horrenda da Calcanhoto, do Erasmo, no chuveiro, nem que seja eu, bla.
- Pfff.
- Você rói as unhas. Você usa calcinha larga de algodão.
- Pára.
- Você joga golf. Você joga tênis.
- Chega.

Ali põe a mão na testa, gesto que irrita Roberta. Gestos irritam Roberta. Ela acende um cachimbo. Glen acende um baseado.

- Você joga basquete, beisebol, sinuca e truco.
- Todo mundo...
- Não, nem todo mundo.
- ...
- Você está comendo a Melissa.

Olhos. Só olhos.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?